Instalação normal

myTeam MSS - Instalação - Instalação normal

Nesta página descreve-se o processo de instalação do MSS 5.1, que inclui o myTeam. A página pressupõe uma instalação prévia do MSS, em que se descreve o processo de atualização para a versão 5.1. Inclui necessariamente o processo de instalação do myTeam (Passo 4).

A instalação do módulo myTeam descrita nesta página pressupõe o servidor web estar disponível na mesma máquina do que o BackOffice do MSS. Caso não se aplique esta situação deverá consular a página específica para instalação do myTeam em IIS num servidor remoto aqui.

Antes de proceder à atualização deve-se parar o funcionamento do MIS Communicator.

Antes de migrar para a versão 5.1 convém sincronizar os terminais com o BackOffice do MSS.

Passo 1

Acedendo ao ficheiro de setup do MSS 5.1 surge uma nova versão do primeiro ecrã:

Para instalar/atualizar o MSS deverá clicar em "Instalar MSS".

A partir da presente versão o Report Editor é instalado separadamente. Ao clicar na opção indicada o instalador procede ao download da aplicação (Kalipso) para instalação. Esta opção aplica-se apenas quando se pretende apenas fazer uma atualização/reinstalação do Report Editor ou uma nova instalação de raiz do MSS.

Após clicar em "Instalar MSS" surge o seguinte ecrã:

Aqui solicita-se a escolha entre uma nova instalação ou uma atualização. Escolhendo a atualização, fica disponível o campo para se selecionar a pasta onde está o BackOffice atual.

A pasta típica de instalação do MSS é a seguinte (poderá variar conforme a instalação realizada):

C:\MIS\MSSV5\Backoffice

O instalador deteta e informa qual a versão já instalada. Ao clicar em seguinte, e caso se aplique, o sistema alerta para o seguinte:

Existem funções de extensibilidade configuradas, tenha em atenção que ao migrar para esta versão deverá converter o projeto para a versão 5 do Kalipso e renomear o projeto para MSSV1_Ext. Deseja continuar?

Passo 2

Neste ecrã o instalador deteta automaticamente as localizações das pastas do MSS BackOffice e do MIS Communicator, assim como dos ficheiros de sincronização.

Com a versão 5.1 aparece uma checkbox para se selecionar a instalação do myTeam.

Passo 3

O ecrã seguinte está relacionado com o RGPD - Regulamento Geral de Proteção de Dados, que deverá indicar às configurações já definidas para o RGPD no MSS.

Clicando em seguinte surge o seguinte ecrã:

No caso de uma atualização do MSS, o sistema deteta as configurações já existentes não sendo necessário alterar nada neste ecrã. Bastará clicar em seguinte.

Para utilização do myTeam não será possível utilizar uma base de dados SQLite. A base de dados deverá estar em SQL Server. Antes de instalar o myTeam deve-se migrar para o SQL Server.

Passo 4

No presente passo o instalador solicita as informações necessárias para a instalação do módulo myTeam.

Assim, no ecrã surgem as seguintes opções:

  • Tipo de instalação:

    • Windows Service - Instala localmente o myTeam no computador/servidor onde está o BackOffice do MSS como serviço independente no Windows, não requer IIS.

    • IIS - Instala o myTeam no computador/servidor onde está o BackOffice do MSS

      no IIS.

Conforme opção selecionada anteriormente as opções ficam ativas ou inativas na janela. Assim, conforme a opção, preenche-se o seguinte:

Windows Service

  • Pasta de instalação - Indicação da localização dos ficheiros

  • Nome de serviço - Nome a atribuir ao windows service.

IIS

  • Instância - Nome da instância do myTeam no IIS.

A pasta de instalação (da opção "Windows Service") fica com todos os ficheiros relacionados com o módulo myTeam.

Para instalação do myTeam com a opção "Windows Service" em multiempresa, a lógica a seguir é igual à instalação do MIS Communicator. Cada instalação com a sua pasta e com o seu nome de serviço.

Após as opções anteriores é necessário preencher um dos tipos de acesso (ou os dois em simultâneo).

  • Utilizar HTTP - Indicação do endereço para o acesso ao myTeam através de HTTP. Por defeito coloca na porta 80.

  • Utilizar HTTPS - Indicação do endereço para o acesso ao myTeam através de HTTPS. Por defeito coloca na porta 443. Contudo, para utilizar o acesso via HTTPS deverá existir um certificado, que é adicionado na opção logo a seguir disponível abaixo.

  • Certificado - Indicação do ficheiro do certificado SSL para uso de HTTPS.

  • Password do certificado - Indicação da Password do certificado para uso de HTTPS.

É obrigatório selecionar qual ou quais os protocolos que vai utilizar. Sem essa escolha o processo não avança.

Para acesso ao myTeam através de HTTPS aconselha-se o uso de certificados emitidos por uma entidade fidedigna.

Passo 5

Após clicar em seguinte no ecrã anterior, o instalador tem toda a informação necessária para proceder à instalação/atualização.

Por fim, surge o último ecrã:

Aqui podem ser criados atalhos para o BackOffice do MSS no ambiente de trabalho ou no menu iniciar (apenas para o BackOffice).

Após sair do instalador deverá voltar a colocar o MIS Communicator em funcionamento.

Nos terminais esta atualização para o MSS 5.1 não pode ser feita com os ficheiros KZP. Tem de ser apenas com os ficheiros APK. Isto se a atualização dos terminais não recorrer às stores online.