Pipelines
MSS myTeam - Manutenção - Oportunidades - Pipelines
Last updated
MSS myTeam - Manutenção - Oportunidades - Pipelines
Last updated
Nesta opção criam-se os pipelines e as respetivas etapas para o módulo de Oportunidades.
No contexto de vendas, um pipeline (também conhecido como funil de vendas) refere-se a uma representação visual das etapas que uma oportunidade de venda atravessa desde o seu início até ser fechada, seja uma venda concluída ou uma oportunidade perdida. O pipeline ajuda a gerir e a acompanhar o progresso das oportunidades de venda, permitindo que a equipa comercial tenha uma visão clara do ponto de situação do processo de vendas.
O Pipeline oferece uma visão organizada de todas as oportunidades de venda, ajudando a prever receitas futuras com base nas oportunidades em cada etapa. O pipeline permite que os comerciais priorizem as suas atividades de acordo com a maturidade e o potencial para fechar a oportunidade, além de identificar falhas no processo, possibilitando ações corretivas. Complementarmente, permite a obtenção de dados e insights valiosos para a melhoria contínua do processo de vendas.
Para o seu bom funcionamento, o módulo de Oportunidades necessita de ter pelo menos um pipeline com etapas criado.
Quando se acede à área disponibilizam-se dois grupos de informação sobre pipelines.
A iniciar, pode-se selecionar:
Estado do pipeline - O pipeline por defeito está ativo. Os estados possíveis são: ativo e inativo.
O ecrã está dividido em duas áreas: pipelines e etapas. Cada pipeline só é aplicável se tiver associadas etapas.
Numa primeira fase cria-se o pipeline, clicando em "Adicionar pipeline". A seguir associam-se as etapas. Para se associar etapas primeiramente tem de se clicar no pipeline pretendido e depois clicar em "Adicionar etapa"
Quando se adiciona um pipeline é solicitado o preenchimento de três campos:
Nome - Nome do pipeline. Esta é a informação que aparece nos terminais e no myTeam aquando da associação de uma Oportunidade a um pipeline.
Descrição - Descrição do pipeline. Esta descrição só é visível nesta área e serve para enquadrar o pipeline na estratégia da empresa para as oportunidades.
Estado - O pipeline pode estar ativo (por defeito) ou inativo.
Quando se adiciona etapas ao pipeline selecionado é solicitado o preenchimento de três campos:
Descrição - Nome para a etapa.
Percentagem - Indicação da previsão de fecho da oportunidade quando o negócio se encontra nesta etapa. É um valor previsional preenchido com base na realidade comercial da empresa.
Cor - Seleção da cor para a etapa. No myTeam e nos terminais as etapas de um pipeline são apresentadas em modo Kanban em que são usadas cores para ilustrar cada etapa. Ao clicar surge um seletor de cor para personalizar a cor. Se mantiver a cor branca (default) então o sistema mantém a sugestão de ordenação de cores de forma gradiente para as diferentes etapas de um pipeline.
No mínimo um pipeline deverá ter duas etapas. Não está definido um número de etapas máximo por pipeline. Fica ao critério de cada empresa e negócio esse número, considerando que quantos mais etapas um pipeline tiver, mais complexa é a sua visualização e gestão.