Importância da rede wireless
Syslog - Rede wireless
Last updated
Syslog - Rede wireless
Last updated
Para realizar um controlo integrado das várias etapas do processo logístico, os colaboradores envolvidos necessitam de ter fácil acesso às informações relacionadas com todas as etapas do processo.
Uma rede wireless bem implementada, de qualidade profissional, é fundamental para os colaboradores que operam na área da logística, pois enquanto eles circulam nos diferentes espaços da empresa (nos armazéns, por exemplo), podem aceder a relatórios, consultar o ponto de situação de uma encomenda, entre outros cenários em tempo real, de forma rápida e sem erros.
Esta capacidade técnica permite aos colaboradores (desde técnicos a decisores) informarem-se sobre a situação de cada etapa do processo e, inclusivamente, poder decidir no local, sem necessitar de voltar ao escritório para acesso a um computador.
Todas estas características otimizam a gestão do processo, gerando economia de tempo e uma melhor coordenação entre os profissionais envolvidos, pois a rede wireless também poderá ser utilizada para comunicação entre os mesmos.
Para o usufruto dos benefícios descritos anteriormente, deve-se realizar um projeto de rede wireless de nível profissional que atenda aos seguintes requisitos:
Planeamento prévio dos locais servidos pelo sinal wi-fi;
Garantia da qualidade do sinal em cada ponto;
Especificação da potência de cada ponto de rede e a quantidade de pontos de rede necessários.
Para cumprir estes requisitos, é necessário realizar um a análise presencial nas instalações da empresa, aplicando testes e medições de sinal nos espaços que receberão o sinal wi-fi. Esta análise indicará a melhor disposição para os pontos de rede, de modo a evitar sombras ou excesso de sinal, e delimitará com precisão a área de cobertura do sinal. Por vezes compensa muito mais (económica e tecnicamente) um bom ponto de acesso do que vários pontos de acesso mais simples para o mesmo local. Ou seja, compensa investir num equipamento mais potente, com maior capacidade de gestão de ligações e de configurações de acesso do que em vários equipamentos mais simples. Garante-se a cobertura e a qualidade do serviço.