Localizações

Syslog 4.0 - Localizações

A organização dos produtos em armazém depende de vários fatores, como a tipologia de artigos, dimensão do armazém e modelos de negócio da empresa. A localização de artigos num armazém contribui para uma gestão eficaz do armazém e, como consequência, do próprio negócio da empresa.

A gestão automatizada da localização de artigos está relacionada com a possibilidade que o ERP instalado permita realizar e que seja adequado às características da empresa. Critérios como organização por família de produto e rotação do mesmos, localização fixa por referência, acessibilidade, entre outros são fatores a ter em consideração.

Esta página apresenta, de forma sintetizada, as possibilidades que o Syslog oferece na gestão das localizações em armazém.

Para além do apresentado convém relembrar o seguinte:

O Syslog não cria localizações. Estas vêm sempre do ERP.

Os stocks a que o Syslog recorre são lidos diretamente da base de dados do ERP. Estes são sempre da responsabilidade do ERP.

A utilização das localizações pode ser realizada das seguintes formas:

Consulta através de Views

Através do acesso via SQL é possível parametrizar duas vistas na aplicação para trabalhar com as localizações. O Syslog permite a criação dessas mesmas vistas.

Atualmente, dos ERP mais comuns, apenas o Primavera e o Eticadata tratam as localizações de forma direta através da própria aplicação.

Para o acesso deve-se escolher a seguinte vista:

v_Kapps_WarehousesLocations

Na vista indicada disponibilizam-se os seguintes campos:

  • Warehouse - Indicação do código do armazém

  • Zone Location - Indicação da zona (agregador de localizações)

  • Location - Indicação do código da localização

  • Description - Indicação da descrição do código (entre a zona e a localização)

  • LocActiva - Indicação se a localização está ativa

  • Checkdigit - Indicação do dígito de verificação

  • LocationType - Tipo de localização (na view em questão pode-se definir de que tipo de localização é que é. 1(Localizações do tipo Receção), 2(Localizações do tipo expedição))

A views já foram criadas e estão disponíveis com os campos necessários. Caso o ERP não tenha ainda acesso podem usar os campos de utilizador do ERP em questão e associar estas views.

Configurar Parâmetros e Processos

Através do BackOffice configuram-se os parâmetros gerais para o uso de localizações, recurso a códigos de barras para a gestão de localizações, assim como se configuram os mesmos nos processos (como o processo de receção).

Parâmetros - Gerais

Na opção parâmetros e depois no tipo gerais as possibilidades são:

Processos (receção)

Quando o documento de origem não traz uma localização a aplicação sugere um localização por defeito.

Após a parametrização das localizações estas se vierem no documento de origem então o sistema vai sugerir, caso contrário poderão ser introduzidas manualmente.

Processos

A aplicação gere as localizações de forma transversal em vários processos. Seguidamente apresenta-se uma lista de possibilidades em que as localizações são recursos importantes na gestão logística.

  • Módulo: Stock armazém - Pesquisa por artigos e respetiva localização. Em cada localização mostra o stock (stock real e stock disponível).

  • Módulo: Transferências - Possibilidade de realizar transferências entre localizações

  • Módulo: Outros documentos - registo de quebras por localização

Vídeo - Webinar

Através da ligação abaixo disponibiliza-se a gravação de um webinar sobre as localizações no Syslog:

Last updated