Glossário
Syslog - Glossário
Página com um pequeno glossário de termos ou expressões de funcionalidades utilizados no Syslog relativos aos processos de logística e a outros na área da gestão.
Termo
Definição
FIFO
First-in, First-out - O primeiro artigo a entrar é o primeiro a sair.
FEFO
First-end, First-out - O primeiro artigo que expira é o primeiro que sai. Serve para gerir o armazenamento e expedição de artigos de um stock, tendo em consideração o seu prazo de validade.
LIFO
Last-in, First-out - O último artigo a entrar é o primeiro a sair.
EAN 128
O EAN-128 (sigla de European Article Number) É um tipo de código de barras linear alfanumérico (também denominado Código de Barras GS1-128) que representa Identificadores de Aplicação e permite a inserção de uma maior quantidade de informação e dados adicionais assim como números de série, datas de validade, medidas e o número de lote de produção.
EAN 13
O EAN-13 (sigla de European Article Number) é um código de barras no padrão EAN definido pela GS1, adaptado em várias organizações internacionais, para a identificação dos código de barras. No EAN-13 o símbolo codifica treze números que estão divididos em quatro partes; dos treze dígitos, doze são dos dados referentes ao produto e um é o dígito verificador
SSCC
O SSCC é a sigla para o código de série de unidade logística, ou em inglês Serial Shipping Container Code. Código constante na codificação de códigos de barras EAN128.
Identificadores de Aplicação (IA's)
Os Identificadores de Aplicação (IA) ou em inglês Application Identifiers (AI) são prefixos numéricos usados no código de barras EAN128, que se disponibilizam entre parêntesis e a seguir a cada um encontra-se a informação alfanumérica relativa ao IA em específico, para identificar o tipo de informação e o formato em que se encontra.
ZPL
Zebra Programming Language (ZPL) é uma linguagem de descrição de página da Zebra Technologies, usada principalmente para a o arranjo gráfico e impressão de etiquetas. O idioma original foi substituído pelo ZPL II, que não é totalmente compatível com a versão mais antiga. Atualmente, o ZPL II é emulado por muitas impressoras de etiquetas de vários produtores o que tornou esta linguagem padrão na impressão de etiquetas.
KPI
A sigla KPI trata-se de um indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator - KPI), que constitui uma ferramenta de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando de que forma os processos dessa empresa estão, permitindo que os seus objetivos sejam alcançados.
Dashboard
Os Dashboards são painéis/ecrãs que apresentam métricas e indicadores importantes para alcançar determinados objetivos definidos por uma organização. São apresentados de forma visual, facilitando com isso uma leitura e compreensão rápidas das informações geradas. Estas informações são recolhidas a partir de outros sistemas, como os ERP.
Transferência com destino conhecido
Transferência entre armazéns em que se memoriza o armazém de destino, passando a ser sempre o mesmo.
Transferência sem destino conhecido
Transferência entre armazéns em que não se memoriza o armazém de destino, passando a possibilitar a alteração do armazém ao longo do processo.
Transferência directa de um produto dentro do mesmo armazém
Mudança da localização do produto no armazém (caso o ERP assim o permita)
Transferência dois passos entre armazéns
Consiste em picar referencias de várias localizações que vão ser transferidas para outras localizações em 2 passos: 1.º passo levantar e no 2.º passo arrumar
Transferência directa de uma localização completa para outra localização dentro do mesmo armazém
Muda todos os artigos que estejam numa localização (caso o ERP assim o permita)
Transferência dois passos de uma localização para várias localizações dentro do mesmo armazém
São levantados/picados automaticamente todos os artigos que existem numa localização e arrumados numa ou várias localizações.
Last modified 1yr ago
Copy link