Syslog 3.0
Search…
1.2. Processo
Módulo - Receção - Processo
O processo de receção consiste a na seleção do documento a verificar (picar os artigos) para depois integrar o resultado no ERP. Os passos típicos são os seguintes:

Passo 1

Seleciona-se o documento sobre o qual se vai realizar a receção. Clicar sobre o mesmo e, depois, no menu pop-up que surge, clicar em selecionar. O documento fica ativo (barra lateral verde).
Caso as configurações no BackOffice considerem apenas uma seleção de documentos por processo, o sistema avança automaticamente para a parte de seleção dos artigos. Caso se tenha configurado a possibilidade de rececionar a partir de vários documentos simultaneamente, então é necessário clicar na seta para a direita para continuar. Isto para permitir uma multiseleção de documentos e só depois prosseguir.
Para a configuração da possibilidade de rececionar vários documentos em simultâneo acede-se a "Processos" e depois no processo receção escolher o parâmetro "Permite satisfazer vários documentos em simultâneo para o mesmo fornecedor" e editar o valor (neste caso colocar 1).

Passo 2

Após a seleção do(s) documento(s) a processar na receção, a aplicação apresenta um ecrã onde aparecem as linhas de artigos do(s) documento(s). Aparece assim um ecrã com a informação do(s) artigo(s) que estão a ser rececionados.
O procedimento seguinte passa por picar a receção dos artigos constantes no documento. O ecrã tem o seguinte aspeto:
Na zona central aparece a lista de artigos a picar com as quantidades picadas e as previstas (de acordo com a encomenda). Logo abaixo está uma área para trabalhar diretamente sob os artigos em seleção. Assim, pode-se introduzir o código do artigo manualmente por substituição da leitura através de código de barras. Clicando na seta a indicar para baixo acede-se à lista de artigos que estão no ERP para que possa ser desencadeado o processo de receção (em substituição à leitura de código de barras). Por fim, nesta área, o botão com a roda dentada indica que a contagem dos artigos está a ser realizada de forma automática. Clicando nesse botão altera-se para um ícone semelhante a uma mão para indicar a contagem manual de artigos por linha.
Na barra laranja, na parte de baixo do ecrã, são disponibilizadas opções através de botões que têm as seguintes funcionalidades:
  • Botão para filtrar os artigos do documento
  • Botão para para ver os artigos pendentes e os já picados.
  • Botão para adicionar linhas de artigo
  • Botão para guardar e integrar com o ERP
Em cada linha de artigos a serem rececionados, visualiza-se uma barra de cor do lado esquerdo. A essa cor corresponde um estado para o documento em questão. As cores usadas e o seu significado são:
  • Vermelho - Quantidade rececionada acima da quantidade encomendada
  • Cinzento - Ainda não foi feita a receção
  • Laranja - Iniciou a receção mas ainda não terminou
  • Verde - Quantidade rececionada igual à encomendada
No BackOffice pode-se parametrizar se o sistema aceita quantidades superiores ao documento de origem (cor vermelha) ou não. Para tal, acede-se à opção "Parâmetros" e depois no grupo "gerais" escolher o parâmetro "Aceita quantidades superiores ao documento de origem".
A imagem exemplificativa apresenta uma linha de produtos intitulada "Lote LIFO". Indica-se assim a possibilidade de rececionar lotes de artigos de tipo "LIFO - last in, first out" onde a variável data de validade é preponderante.
No tipo de artigos classificados com LIFO caso a data de validade tenha sido ultrapassada (informação oriunda do fornecedor) o sistema não permite a receção do artigo/lote.

Passo 3

Após a picagem dos artigos, clica-se no botão para integrar com o ERP e a aplicação questiona se pretende terminar a receção. Caso se clique sim (yes) o sistema avança e valida se estão todos os produtos picados ou não. Caso não estejam surge um ecrã com a lista de artigos não picados do documento selecionado:
Visualiza-se que há artigos que não foram picados e outros que ficaram parcialmente picados.
Após clicar para integrar, e estando todos os produtos picados, a aplicação solicita a indicação do documento de destino:
  • Encomenda a fornecedor ECF
  • Receção - REC
Os documentos a integrar que aparecem nesta área têm de ser definidos no BackOffice na opção "Processos" e depois na opção receção. Dos parâmetros disponíveis é necessário configurar o "Tipos de documentos a gerar na integração da receção".
Copy link
Outline
Passo 1
Passo 2
Passo 3