Servidor IIS remoto

myTeam MSS - Instalação - Servidor IIS remoto

O processo de instalação do MSS só prevê a instalação automatizada onde o BackOffice do MSS e o myTeam estão instalado na mesma máquina.

Esta página trata dos casos em que a instalação do módulo myTeam do MSS terá de ser realizada de forma remota, isto é, numa máquina (servidor) diferente da que contém a instalação do BackOffice MSS. Para tal deverá proceder-se à instalação manual do mesmo nessa máquina.

Para tal, deverão seguir-se os seguintes passos:

Antes de dar início à instalação manual deverá garantir que determinados requisitos estão reunidos, nomeadamente que o IIS se encontra ativo na máquina onde será feita a instalação, e que o runtime do .NET Core se encontra instalado.

1 - Para a instalação do runtime do .NET Core deverá executar o setup que poderá ser obtido através do seguinte URL: https://dotnet.microsoft.com/download/dotnet-core/thank-you/runtime-aspnetcore-3.1.4-windows-hosting-bundle-installer 2 - Na máquina onde será instalado o módulo myTeam do MSS deverá ser possível aceder à pasta da máquina remota onde se encontra instalado o BackOffice MSS. Para tal, esta pasta deverá estar mapeada, através da rede local, com permissões de acesso na máquina onde será instalado o módulo myTeam. 3 - Colocar o source code do módulo myTeam numa pasta criada para o efeito dentro do diretório inetpub\wwwroot do IIS (na máquina onde se pretende instalar o módulo myTeam).

O source code do módulo myTeam são todos os ficheiros que dizem respeito ao módulo myTeam do MSS e encontram-se no CD de instalação do MSS, na pasta designada por “myTeam”.

4 - Dentro da pasta criada, deve-se procurar o ficheiro appsettings.json e editá-lo num editor de texto. Aí alterar o valor de “ConfigINIPath” apontando para o caminho do ficheiro MSSBO.ini da instalação do BackOffice MSS. O caminho do ficheiro deverá coincidir com o configurado no ponto 2. Deverá ser utilizado o formato UNC (Universal Naming Convention). Este formato apresenta a seguinte estrutura:

\\servername\path\to\MSSBO.INI

No ficheiro appsettings.json a string com o caminho do ficheiro deverá ser “double-escaped”, ou seja, para o exemplo acima ficaria algo como: \\\\servername\\path\\to\\MSSBO.INI

5 - Na pasta do BackOffice MSS, no servidor remoto, abrir o MSSBO.ini num editor de texto e adicionar a seguinte secção no fim do ficheiro INI:

[RemoteIISConf] MISCommunicator = \\servername\path\to\MISCommunicator\folder CommunicationPath = \\servername\path\to\MSSVX\Syncro\folder FilesPath = \\servername\path\to\Backoffice\Files\folder

Cada um dos três parâmetros acima referidos deverá apontar para o caminho respetivo da instalação de BackOffice efetuada, recorrendo ao formato UNC (Universal Naming Convention) sendo que neste caso a string não é “double-escaped”.

6 - Abrir o IIS e criar um conjunto aplicacional (pool) específica para aplicações .net Core. Esta pool poderá ser designada por “NetCorePool” e deverá ter uma versão do .NET CLR com o parâmetro “No Managed Code” e pipeline mode “Integrated”.

Sobre o lado esquerdo do ecrã IIS escolher a opção “Conjuntos aplicacionais” (Application Pools):

Em seguida sobre o lado direito do ecrã IIS escolher a opção “Adicionar Conjunto Aplicacional” (Add application pool):

Por fim preencher o formulário de criação da seguinte forma:

7 - Criar um “site” com a designação desejada (ex: mssweb) e associá-lo ao conjunto aplicacional (pool) “NetCore” criado anteriormente. Na zona relativa ao Diretório de Conteúdo escolher o caminho para a pasta onde se encontra o source do módulo myTeam (realizado no ponto 3). Na zona de enlace (binding), deixar a configuração default sendo que se poderá alterar a porta para uma desejada.

8 - Por fim, iniciar o site através do IIS e este estará disponível no localhost para a porta configurada no enlace (binding) do ponto anterior.

O módulo myTeam do MSS está pronto a ser iniciado e configurado.

Last updated